sábado, 14 de janeiro de 2012

Descriminalização das Drogas: uma medida aceitável?

Descriminalizar, legalizar e regulamentar as drogas são ações completamente diferentes de liberar as drogas. Não se trata de simplesmente permitir que qualquer pessoa utilize qualquer tipo de droga em qualquer lugar e na forma que bem entender.
Trata-se de não fugir do problema, de pensar soluções, de eliminar tabus, de se evitar dogmas, de se questionar os problemas, de procurar fundamentação científica, de reduzir danos e de aproximar pessoas.
O Delegado Rafael F. Vianna participou de um debate sobre a descriminalização das drogas, no Programa Plural, da TV UFPR, apresentado por Vanderson Almeida. Também participaram do debate o médico Marco Antonio Bessa e o antropólogo Maurício Fiori.
Durante o debate, fica evidente que a sociedade brasileira não sabe como tratar o problema das drogas e, assim, deixa o problema exclusivamente para a polícia resolver.
Até quando nossa sociedade deixará para a polícia tudo o que não quer pensar e/ou não sabe como resolver? Como podemos esperar que a segurança pública tenha solução assim?
É evidente que com a regulamentação das drogas não vamos resolver todo o problema. Vai sempre existir um mercado negro/ilegal, o contrabando e alguns crimes. De qualquer forma, podemos resolver parte do problema. Penso que é melhor solucionar um pouco do problema do que permanecer na inércia e na ilusão da erradicação.
Como não se chocar diante da atuação da polícia paulista na cracolândia? Até quando nossa sociedade utilizará os policiais como "lixeiros bem vestidos" (como ouvi de um amigo ontem)? O "lixo" que queremos varrer das ruas para não enxergar e não atrapalhar as nossas vidas são pessoas. A polícia não pode apenas varrer o "lixo" que a sociedade não quer ver. Somos parte do problema. Somos parte da solução.
Apesar do vídeo demorar um pouco para carregar completamente, o debate merece ser visto por todos, pois de grande contribuição para nossa reflexão.
No final do programa, Rafael Vianna pondera: "Até quando deixaremos para a polícia "resolver" todos os problemas que não sabemos como tratar? Não podemos utilizar o SUS para tratar o problema das drogas porque ele não tem estrutura suficiente para isso? Então, sacrificamos a polícia, os policiais e a segurança pública para esconder o problema e não pensar soluções que nossos dogmas e tabus repudiam".


2 comentários:

  1. Debate elucidativo para se deduzir o porquê é mais fácil prender do que internar. Jogar para a segurança pública o que é da alçada da "incompetente" Saúde Pública. Sim, pois é mais conveniente sumir com o lixo do que simplesmente varrê-lo para debaixo do tapete. O porquê do total desinteresse do Estado no assunto e no seu debate junto a sociedade, antes disto já polemizam grupos conservadores, religiosos e outros oportunistas de plantão. E mais uma eleição chega e cada um que passa lava sua mão... Afinal a proibição, a clandestinidade traz lucros de grande monta, que muitas vezes, financiam suas campanhas... E mais uma vez, a culpa é de quem? A responsabilidade é de quem? A cobrança é para quem? É da polícia... Pois a corda arrebenta do lado mais fraco... Mobilizem-se pensadores... Só assim poderemos mudar esse paradigma !

    ResponderExcluir
  2. Vamos pensar e agir todos juntos e complementarmente segundo nossas competencias e não deixando aquilo que um pensou que o outro ia fazer que por sua vez achou que aquilo não era sua função e deixou para o primeiro resolver e todos não fizemos nem o necessário...

    ResponderExcluir