quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ - Por Rafael F. Vianna


Eu preciso da ordem de uma orquestra para demonstrar a não inevitabilidade do caos no mundo. Eu preciso de tempos em tempos parar para ouvir e ver muitas coisas improváveis darem certo para acreditar na vida humana em sociedade.

Um concerto é, provavelmente, o mais próximo de uma sociedade e uma vida ideal. Todos juntos, sem nenhum destaque, mas todos se destacando por sua arte e seu dom. Cada qual sabendo seu papel, onde muitos detalhes podem não dar certo, mas a harmonia acontece, sem muitas discussões ou desatinos, ainda que com tudo diferente. Há dias de calmaria, outros de trovoadas, mas sempre há harmonia, mesmo quando nosso espírito não encontra a paz. Um concerto não é explicável para quem nunca ouviu ao vivo uma orquestra sinfônica, e é por isso que todos deveriam ir um dia.

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta periodicamente no Teatro Guaíra, muitas vezes domingo de manhã, com entrada franca. Todos deveriam ir alguma vez na vida, para entender do que eu falo. Mesmo quem não gosta de música clássica pode observar como as coisas dão certo, mesmo com tudo para dar errado. O gênio humano supera o caos e isso nos faz acreditar na vida, mesmo diante de tantas tragédias inexplicáveis.

Eu realmente preciso assistir a uma orquestra para que a incerteza e a incompletude do mundo não dominem os meus dias, para que eu possa acreditar – assim como acredito quando observo a natureza e sua harmonia bestial – que para todo caos existe uma explicação e que um caminho é traçado em alguma dimensão ou sentido que ainda não consigo compreender.

Quando estou diante de uma orquestra deixo de questionar muitas coisas, ainda que tudo isso passe ao final do espetáculo. Logo volto a perguntar: se Deus é onipotente e onisciente, capaz de atuar no mundo e na vida das pessoas, como pode permitir que pessoas boas e virtuosas sejam vítimas de crimes violentos e atrozes ou de tragédias indescritíveis? Quase sempre é melhor não pensar, não ir tão fundo na alma humana. Queria ter medo de perguntar.

Os músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná não sabem o bem que fazem, as provas que propiciam, a paz e esperança que criam. Ouvir uma orquestra é deixar a desordem do mundo e ver que a vontade humana supera o caos e compreende Deus. Obrigado por isso!

Um comentário:

  1. Que lindo, é como participar de um coral, você fazendo parte do todo e esquecendo da desordem da vida durante os ensaios...

    ResponderExcluir