sábado, 3 de dezembro de 2011

IDEIAS PARA UM MUNDO MELHOR: SITE PATROOL

Iniciei há alguns artigos um novo projeto em meu blog: conhecer pessoas, ideias e projetos que podem ajudar o mundo a ser um lugar melhor.
Ao invés de apenas enxergarmos as desgraças do mundo e da segurança pública, podemos encontrar pessoas e ideias que propõem mudanças para transformarmos nossa sociedade.
No artigo anterior falei da primeira grande área da segurança pública e do Projeto Ciranda de Pais, passando a buscar, desde então, alguma ideia inovadora para a segunda grande área, que tanto falei em minhas entrevistas, em meus artigos e em meu livro.
Esta segunda grande área da segurança pública - além da atuação policial - trata da prevenção situacional do crime, do endurecimento dos alvos, da diminuição das chances de nos tornarmos vítimas, do aumento do custo (das dificuldades) para se delinquir e da participação efetiva de cada um de nós em nossa própria segurança. Todos podemos colaborar! O problema é que, na maioria das vezes, não sabemos como. 
É pensando nisso que dois jovens curitibanos (Carlos Humberto e Gustavo Hana) estão desenvolvendo um site (http://www.patrool.com.br/) onde todos podem informar problemas de seu cotidiano, relatar lugares perigosos, acidentes, pontos de alagamento e ao mesmo tempo propor soluções.
A proposta é clara e interessante: temos que parar de apenas esperar. Temos que nos unir para também fazer a segurança pública e melhorar o mundo. O site é uma ferramenta que possibilita isso, além de aproximar o cidadão do poder público, que poderá participar do site ativamente.
O  projeto realmente pode ter um impacto significativo na segunda grande área da segurança pública (prevenção situacional do delito), pois todos poderão informar locais depredados, sem iluminação, onde ocorreu um acidente e onde um crime está ocorrendo. Observe-se, que não é um simples mapa do crime como já existe em outros sites, mas sim um meio de comunicação entre as pessoas quase que instantâneo. Você poderá receber avisos em seu celular, computador ou tablet sobre qualquer anormalidade na sua rua, no seu bairro ou no colégio onde seus filhos estudam.
O site ainda não está em atividade, mas o projeto concorre no SIEMENS STUDENT BRAZIL 2011, um concurso que busca premiar soluções inovadoras e sustentáveis para as questões mais complexas da atualidade.
Peço que votem na ideia através do site http://www.studentaward-brazil.com/idea.php?id=70, pois o projeto destes jovens curitibanos pode contribuir significativamente para a nossa segurança pública.
Para votar é necessário um cadastro rápido, mas não leva mais do que 30 segundos.
Continuo buscando pessoas e ideias que fazem a diferença para um mundo melhor. Tentarei encontrar algo relacionado com a terceira grande área da segurança pública. 

Um comentário:

  1. Show de bola! Total apoio pois comunicação é um instrumento indispensável para a seg pbca.

    ResponderExcluir