sábado, 30 de novembro de 2013

Delegado Rafael Vianna lança seu novo livro: "Sobre Crime, Processo, Pena e Desculpa: ensaios reunidos"

 
O Delegado Rafael Vianna lançou um novo livro, chamado Sobre crime, processo, pena e desculpa: ensaios reunidos.
O livro, publicado pela Editora Blanche, reúne ensaios escritos em diferentes momentos da vida acadêmica do autor e mostra suas reflexões sobre temas polêmicos das ciências jurídico-criminais.
O primeiro ensaio iniciou a busca do autor pelos fundamentos da desculpa, questionando seus próprios julgamentos, censuras e desculpas. Quando podemos culpar ou desculpar uma pessoa que cometeu um crime? Quando uma pena é justa? Quando um crime não merece punição?
O segundo apresenta alguns conceitos iniciais sobre a criminologia experimental, outra tema muito difundido em países estrangeiros, mas pouco conhecido no Brasil. A ideia geral trazida sobre Criminologia também pode ser útil para aqueles que buscam um primeiro contato com essa ciência.
No terceiro capítulo, é abordada a questão do papel do juiz no recebimento da denúncia/acusação, tema muito discutido quando da recente reforma parcial do Código de Processo Penal, mas ainda sem alteração material efetiva.
Já no quarto artigo, é discutido como uma pena pode ser quantificada e aplicada em um Estado Democrático de Direito, abordando especificamente as circunstâncias judiciais que um juiz pode utilizar para aumentar ou diminuir o tempo de prisão de um condenado.
O quinto ensaio aborda a temática da segurança pública. Entendê-la, em toda sal complexidade, pode propiciar soluções para o problema da criminalidade crescente em nossa sociedade. O autor inicia uma sistematização dessa área do conhecimento e das medidas que podem melhorá-la
Por fim, Rafael Vianna questiona a insuficiência do conceito de terrorismo e de grupos terroristas, estimulando uma reflexão sobre os sujeitos de Direito Internacional Pública.
 
O livro está à venda nas lojas das Livrarias Curitiba, na Livraria do Chain e pelos sites
http://www.livrariadochain.com.br/produto/1425-sobre-crime,-processo,-pena-e-desculpa

http://www.livrariascuritiba.com.br/sobre-crime-processo-pena-e-desculpa-aut-paranaense,product,LV335504,2988.aspx

O livro tem o seguinte sumário:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário