quarta-feira, 4 de setembro de 2013

POLÍCIA DE COVARDES



Estamos transformando a polícia em uma instituição de covardes. Hoje, poucos policiais têm o ímpeto de agir imediatamente diante de uma injustiça ou de uma situação delituosa. Poucos têm a vontade de investigar e se expor às ruas e a seus conflitos, poucos têm a inconsequência de ir, quando a prudência normal e comum recomendam não ir.

A polícia não é uma profissão de certezas, de escolhas fáceis e certas, de ausência de riscos, de legalidades simples dos bancos acadêmicos. Polícia é risco e incerteza 24 horas por dia. Não existe a possibilidade de esperar um criminoso sacar a arma e apontá-la para você antes de você decidir atirar. Não se pode pedir sempre um mandado de busca para entrar em uma casa. Não existe sempre situações claras de risco e de flagrante delito que lhe permitam saber 100% do sucesso de suas escolhas e suas ações. Nas ruas, a lógica é outra: surpreender para não ser surpreendido, sobreviver a todo custo. A polícia não é uma profissão de certezas e de legalismo acadêmico. Não podemos transformar nossos policiais em pessoas acuadas e com medo de agir, com medo de responder por crimes, por abusos, por excessos.

Claro que não se pode permitir tudo, autorizar desmandos, torturas, abusos de autoridade. Mas não se pode exigir certezas e antecipações que os imprevistos das ruas não permitem. Não podemos colocar nossos policiais em uma situação de desconfiança prévia em relação aos seus atos que os imobilizem, não podemos exigir garantias que sequer podemos dar a eles. Prejulgando ações policiais como de má-fé, transformaremos nossos protetores em covardes que têm medo da decisão, que preferem não sair às ruas para investigar e prender. Hoje na polícia é mais cômodo não fazer nada, pois aí você evita os riscos das decisões incertas e os procedimentos que delas advém. Ocorre que isso é o fim da polícia, de nossos cães pastores, de nossos protetores.

Desgastes, equívocos e erros sempre existirão na atividade policial; mas nenhum erro será maior para a sociedade do que transformar a polícia em um lugar de covardes burocratas, que se escondem atrás de procedimentos e regras acabadas que não resolvem o imediatismo do pavor de um crime acontecendo.

Precisamos de policiais bem treinados sim, mas também um pouco inconsequentes, pois há sempre algo de incalculável e imprevisível diante da morte, de dilemas morais, de decisões que mudarão vidas. Não valorizo o improviso e o desleixo – pelo contrário, sou um dos policiais que mais estimula o estudo e o treinamento constante – mas precisamos de policiais que não tenham medo do risco, que anseiem um pouco pelo confronto, que tenham coragem de ir quando a prudência comum mandar não ir. Não existe o discurso do herói, do fazer o bem para a sociedade, do transformar o mundo em lugar melhor quando apontam uma arma para você. Ninguém vai pra rua quando o confronto é iminente e a derrota certa, seja morrendo ou voltando vivo para casa. Logo nossa polícia será formada apenas por covardes. Logo o caos habitará entre nós.

46 comentários:

  1. Parabéns, espetacular, infelizmente esta é a verdade!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rafael Viana, infelizmente vivemos em uma sociedade onde a própria população pré-julga a ação dos policiais, estou cansada de ver e ouvir, muita gente falando mal de nossos protetores... Uma vez em uma ocasião da morte de um policial, ouvi uma mocinha, falar de boca cheia, que esse policial havia recebido o que merecia, pois a policia só prende inocente, e por ironia ela estava vindo de uma visita a um preso da papuda.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito.
    http://robertatrindade.com.br/?p=14896

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Exatamente isso q vem.ocorrendo algum tempo.

      Excluir
  4. muito bom,perfeito.Infelizmente é isso que está acontecendo com as policias de todo o Brasil.Mas tá chegando a hora em que a própria sociedade vai clamar por ações mas energia dos policias que hoje devido a vários fatores estão preferindo se "esconder" ao enfrentar a marginalidade.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um desabafo oportuno e que pode abrir os olhos da sociedade para a importância da missão policial, tão denegrida e atacada pela mídia, a serviço de interesses escusos, não confessáveis. Sempre que ouço um jornalista deslustrar o trabalho policial, me ocorre um seu parente em situação de perigo iminente ... Parabéns Delegado, pela coragem de chamar o feito à ordem e motivar seus comandados e colegas a não abandonarem seu dever cívico. A sociedade assim espera!

    ResponderExcluir
  6. é nesse tipo de polícia que os burocratas estão transformando a PF!!!!!!!!!!!!!!!!!! PENA!

    ResponderExcluir
  7. O problema é que a própria mídia desvirtua a ação da polícia. Qundo o policial termina matando algum bandido, para a mídia, o bandido é o policial!!

    ResponderExcluir
  8. As suas palavras Dr.Rafael Viana, me fez lembrar ima frase que aprendi, quandp era bem jovem na época do Colégio ainda....O Saber Aniquila a Hipocrisia.

    ResponderExcluir
  9. ENTROU MUITO RATO DE CURSINHO, PELO SALÁRIO, SEM VOCAÇÃO. A POLÍCIA FICOU BUROCRÁTICA POR CAUSA DESSES INTRU$O$ E OS ENGOMADINHOS DE GABINETES. SEM FALAR DA DISPARIDADE FINANCEIRAMENTE INJUSTA E PERSEGUIÇÕES RECALCADAS QUE DESMOTIVAM OS POLICIAIS DE VERDADE. CAIU O PODERR AQUISITIVO, O PADRÃO DE VIDA E PASMEM... NUM MESMO ÓRGÃO TEMOS 4 SINDICATOS E SE CONSEGUE REAJUSTAR PARTE DESTE ÓRGÃO EM DETRIMENTO DOS OUTROS. NÃO HÁ UNIÃO, COMPANHEIRISMO, RECEITA ADEQUADA AS OPERAÇÕES. SÓ NOS RESTA A LAMENTAR QUE HOJE VIVEMOS DE APARÊNCIA...AINDA. ENQUANTO A SOCIEDADE NÃO DESCOBRE A ESTRUTURA FÉTIDA QUE NOS ENCONTRAMOS. ESTAMOS MORRENDO AOS POUCOS ÓRGÃO E SEUS COMPONENTES.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo brilhante artigo e concordo plenamente com vc, mas também temos que ver que o que gera IBOPE entre os meios, tanto policialescos como midiáticos, é quando um policial é preso e este é execrado. Hj o grande trunfo das instituições é acovardar o policial linha de frente, pois sabe que este não reage como um marginal agiria. Chego a creditar que aquela história de determinados grupos com interesses escusos estariam infiltrando pessoas dessa organizações para desestabilizar e desmoralizar as policias.(espero que isto não seja verdade). O que percebo é que a polícia acabou, e que quem nunca prendeu ninguém, nem tão pouco participou de uma operação policial é que se dá bem e consegue se aposentar na polícia, pois o resto quando menos é prejudicado vai preso e é demitido, ou fica paraplégico, ou morre em ação. Que vc continue sempre expressando esse tipo de opinião e que vc nunca seja perseguido pelos seus pares, MPs ou judiciário. Que DEUS te ajude nessa árdua missão. Abraços

    ResponderExcluir
  11. http://oglobo.globo.com/rio/mp-investiga-delegados-federais-que-nao-impediram-assaltantes-9923618

    ResponderExcluir
  12. Excelente comentário. A policia já se acovardou a muito tempo, ninguém (policial) em sã consciência, vai se arriscar a responder por uma ação que terminou de uma maneira nefasta.

    ResponderExcluir
  13. Se nos acovardarmos nos transformaremos em simples burocratas que ficam presos em suas salinhas com ar condicionado e estagiárias gostosas, ou seja, nos igualaremos a promotores do Gaeco.

    ResponderExcluir
  14. Enquanto delegados concursados tiverem medo de exercer o direito de voto nessa ou naquela chapa para uma simples eleição classista, por conta da subserviência ao poder, que ato de coragem esperar deles em qualquer atividade (perigosa) policial? Enquanto a população, influenciada pela mídia, acreditar que o delegado mais competente é aquele que mais dá entrevistas aos meios de comunicação - apresentando-se como superior à própria instituição que representa - o que esperar de uma instituição falida moralmente?

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, dr. Rafael. Lúcido !!!

    ResponderExcluir
  16. Agora é tarde... já patrocinaram o caos e ninguém em sã consciência pode pretender sair da zona de conforto sendo totalmente desvalorizado, desmotivado, desamparado e massacrado.

    ResponderExcluir
  17. Genial!!! Na verdade, não há adjetivo capaz de traduzir o quão seu texto demonstra, de modo direto, a atual situação da Polícia Civil do Paraná. Uma polícia acuada, que em meio a interesses "holofóticos" daqueles que se titulam como paladinos da justiça, e de uma mídia unilateral e inconsequente, acaba por transformar seus agentes, em sua maioria pessoas de bem, em profissionais temerosos e inertes. Hoje, na atual conjuntura da Polícia Civil do estado, é mais seguro o não agir do que o agir. O policial de bem, que cumpre ratificar, compõe a maior parte da corporação, acaba tendo que escolher entre servir e proteger a população e assim colocar em risco sua liberdade individual, ou permanecer silente, e assim garantir sua integridade moral, o retorno para sua casa e para sua família, sem qualquer exposição precipitada ou prejulgamento. É uma completa inversão de valores que, muito infelizmente, nos encaminha para o caos e o fim da ordem pública. Parabéns, professor. Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Eu entrei numa Polícia que fazia questão de não aparecer, que investigava, campanava, passava horas, dias semanas, sem ir às vezes em casa ver os seus, era uma carreira, NUNCA fiz concurso para mudar de cargo pois sempre me orgulhei de ser o que sou AGENTE DE POLICIA FEDERAL, e, assim me aposentei. Com o tempo essa Polícia passou a ser midiática, vestiram-na de roupa preta, pra todo o mundo saber quem é quem, pintaram seus carros e muitos não podem abrir a porta de uma geladeira a noite que pensa que ali tem uma equipe de TV, perdeu-se a hierarquia e a disciplina, todos brigam contra todos, esquecendo-se do bem maior, a corporação. É uma pena, mas aquela policia acabou.

    ResponderExcluir
  19. A covardia é a chave para uma vida tranquila.

    ResponderExcluir
  20. PARABÉNS !!! Pelas palavra ! A manifestação do seu pensamento é, sem dúvida, o sentimento de muitos de nós que estamos na Casa, por vocação, ideologia, crença, AMOR, Fé e por que não dizer, filosofia de VIDA... Conheci seu blog hoje e, possivelmente, o seguirei até o final da minha jornada (que faço planos pra que seja longa)... O amigo emerge com um conflito onde a opressão, o TEMOR de Trabalhar, nos congela ao ponto de, hoje, termos mais medo de uma “caneta” do que de armas nas mãos de criminosos... A todo tempo existem sombras tenebrosas nos demonstrando que está cada vez mais fácil de trocar de lugar com criminosos pelo equivocado julgamento de uma legítima defesa (“quiçá putativa”)....!?! Sou policial e assim serei até quando Deus permitir (nasci pra isso!)! Já passei por 3 Cursos de Formação Policial, sempre dentro da Instituição Polícia Civil em mais de um Estado da Federação, e cada vez mais vejo concurseiros que estão ali porque passaram e, ficarão ali até que passem em outro concurso, fora dessa área de salários tão baixos... Associada a essa realidade temos (nos bancos acadêmicos) uma formação de Polícia Cidadã que quer trocar “armas” por “canetas e trabalho social”... Sinceramente não vejo a Polícia destituída do poder da “Caneta”, da formalização dos Atos de Polícia Judiciária, como também é inconcebível (a meu ver!) uma Polícia sem o foco no cidadão, sem a defesa da cidadania, sem garantir acesso aos serviços (clamores) sociais... Mas temos que saber que armas são essenciais e a “ultima ratio” no que concerne a esse ofício... Vejo um medo constante e crescente em ATUAR, vejo pessoas não vocacionadas, não comprometidas, que querem apenas “passar por essa etapa da vida” sem marcas ou cicatrizes... Difícil me expressar, mas rememorarei as palavras do Sr. Dr. sempre que o “medo da caneta” invadir o claustro do meu pensar... ! ... Que DEUS o abençoe e continue a iluminar seu espírito.... ABRAÇOS FRATERNOS!

    ResponderExcluir
  21. Perfeito doutor, aposto todas as minhas fixas que a sociedade concorda, mas a televisão quer passar justo ao contrario. Senhores sera que ao assistirmos televisão e ver uma notícia ou melhor um teatro montado, ainda não conseguimos ver claramente oque realmente que esta acontecendo, ou vocês acham realmente que um apresentador que deve ganhar 20 vezes o salario de um trabalhador de class média ta se importando com a população. Senhores propunha pra ele apresentar o programa dele de graça para ver se ele teria esses pensamentos.

    ResponderExcluir
  22. Tem uma frase que é perfeita aos críticos da nossa polícia. Se vocês acham que a polícia não presta e isso ou aquilo, então da próxima vez que precisar liga pro Batmam. Aposto que ele vira correndo. hahahahaha

    ResponderExcluir
  23. realmente um profissional verdadeiro...somente errou em uma coisa...o caos já esta instalado a muitos anos...

    ResponderExcluir
  24. Parabéns!! São raros os verdadeiros policiais que estão dispostos a dará cara pra bater e assumir as consequências. Abraço e sucesso na tua carreira!

    ResponderExcluir
  25. Correto, é assim mesmo...estamos deixando a nossa Polícia se acabar...Minotto

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Perfeita interpretação da real situação vigente. Parabéns, Rafael! O Estado, o Ministério Público e os tais de "Direitos Humanos", estão a fazer isso com a nossa polícia, transformando-a em uma estrutura inóspita e ao mesmo tempo, acomodada pelo medo de errar e ser punida, perseguida e escrachada. A polícia está enfraquecida e desprestigiada como que, por força de uma legislação comunista que se instala no Brasil, apenas para servir ao rei e não ao povo. Um abraço e receba os meus sinceros cumprimentos por ter dito a verdade. Walmir Battu, Ex Delegado de Polícia - hoje, Detetive Particular com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  28. PARABÉNS DELEGADO PELA SUA CORAGEM!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Acredito que antes de criticar o comportamento da mídia, de bom alvitre seria a remodelação do processo seletivo para contratação de policiais. Hoje, vemos muita gente compondo nossos quadros sem possuir a aptidão policial, tomada em grande parte por concurseiros que almejam apenas a tão sonhada estabilidade. Atributos essenciais que policiais devem possuir não são tomados no exame. Não há no estado outra carreira semelhante à policial e, por sua singularidade, a seleção deve ser diferenciada.
    Parabéns pelo texto, Dr. Rafael.

    ResponderExcluir
  30. Acredito que antes de criticar o comportamento da mídia, de bom alvitre seria a remodelação do processo seletivo para contratação de policiais. Hoje, vemos muita gente compondo nossos quadros sem possuir a aptidão policial, tomada em grande parte por concurseiros que almejam apenas a tão sonhada estabilidade. Atributos essenciais que policiais devem possuir não são tomados no exame. Não há no estado outra carreira semelhante à policial e, por sua singularidade, a seleção deve ser diferenciada.
    Parabéns pelo texto, Dr. Rafael.

    ResponderExcluir
  31. Jefferson disse...
    Acredito que antes de criticar o comportamento da mídia, de bom alvitre seria a remodelação do processo seletivo para contratação de policiais. Hoje, vemos muita gente compondo nossos quadros sem possuir a aptidão policial, tomada em grande parte por concurseiros que almejam apenas a tão sonhada estabilidade. Atributos essenciais que policiais devem possuir não são tomados no exame. Não há no estado outra carreira semelhante à policial e, por sua singularidade, a seleção deve ser diferenciada.
    Parabéns pelo texto, Dr. Rafael.

    ResponderExcluir
  32. Infelizmente Delegado Rafael você tem total razão; que tristeza para nós policiais termos que trabalhar acuado, sendo que a mesma sociedade que lhe aplaudiu vai lhe criticar amanha em razão desta mídia que fica em cima do muro e daqueles que estão tentando terminar com a policia, mas, e quando for eles as vitimas desta marginalidade que esta aproveitando das fraquezas de nossos policiais protetores, verdadeiramente cães farejadores; Com certeza me sinto mais um covarde no medo de levar para as grades um delinquente estuprador qualquer que seja e estes órgãos mais uma vez te deixarem a mercê " do provar o improvável", gostei delegado não nos deixem cair na covardia, para que não nos tirem o nosso brio policial.

    ResponderExcluir
  33. Sou Policial e concordo com seu texto. Parabéns, bastante lúcido.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Delegado... muito inteligente seu pensamento...

    ResponderExcluir
  35. Em que pese o brilhantismo intelectual na construção de tal texto, digo: ouse um policial investigador tentar se impor de tal forma, e será "exemplarmente" empalado por um delegado de sua própria instituição. A intimidação e segregação começam aqui e ganha dimensão e eco fora de nossos muros, mas a covardia é doutrinada de forma ascendente na hierarquia de nossa casa, onde o tira é visto como substrato de uma classe policial. Tiras, escrivães, papilos etc são visto como um classe à parte, inferior aos "suprassumos" servidores públicos detentores do comando administrativo da instituição. O dia em que formos todos respeitados e tratados como verdadeiros POLICIAIS, sem qualquer tipo de segregação, seja na compreensão que estamos todos juntos em um mesmo barco (PC), seja no reconhecimentos salarial ( que não pode ter a dimensão de um abismo entre quem está no comando e quem executa e se arrisca no cumprimento do serviço), aí então seremos IRMÃOS policiais, todos comprometidos com o bom desempenho das atividades policiais, sem medo ou covardia, pois estaremos entre IRMÃOS policiais e não renegados aos porões da instituição, simplesmente tratados como servos incapazes de construir o mínimo de raciocínio condizente ao bom entendimentos e comunicação com a "classe dos superiores". Somos policiais, melhor, somos TODOS bravos policiais, independente de nossos CARGOS OU FUNÇÕES. Arriscamos nossas vidas dia a dia, e os mesmos vermes que comerão a carne de um (quando abatido), comerão a carne do outro; façamos de nossa instituição uma verdadeiro forte, onde todos se respeitam e onde haja o comprometimento uns para com os outros, independente de qualquer movimento segregacional. " SOMOS POLÍCIA !"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. completando seu raciocinio, culpa do que é a POLICIA hoje é dos DELEGADOS, que só pensam em si proprios, só pensam em seus pares, que pensam serem os donos do mundo, se houvesse o tratamanto igual entre as classes, que todos fossem reconhecidos como POLICIAIS, seria diferente, não acho que seja covardia e sim acomodação, o que penasa um policial que sai pro combate aos criminosos, para o enfrentamento, e se der tudo certo haverá um "alguem" esperando os holofotes para dar entrevista, o pai da criança....mas se der errado será o mesmo que vai fazer de tudo pra te enterrar e excrachar, são dois pesos e duas medidas, serve de exemplo o que aconteceu no Rio de Janeiro, onde 03 DELEGADOS da POLICIA FEDERALm sairam de fininho ao presenciarem um assalto...aconteceu alguma coisa com eles...no mínimo serão "promovidos" por não terem colocado em perigo as suas vidas e de outros...se fossem 03 POLICIAIS (PM, CIVIL, FEDERAL) COM CEERTEZA ESTARIAM RESPONDENDO A INQUÉRITO POR OMISSÃO...sendo assim quando a policia conseguir ser um todo sem discriminação onde só uma classe pode tudo e a outra classe não pode nada...ai sim haverá uma verdadeira POLICIA...enquanto isso...salve-se quem puder..

      Excluir
  36. Espetacular... realidade pura... enquanto o MP e o Judiciário acovardarem os policiais, pois em certas audiências somos tratados com desconfiança, como verdadeiros "suspeitos", "réus", não há motivação para continuarmos na batalha contra o mal...
    Parabéns pelas palavras...

    ResponderExcluir
  37. Delegado Rafael! Estou a menos de dois anos na PC/PR. Sou investigador, lotado em distrito da capital. Decepção é a palavra certa para o que sinto hoje. Decepção com a instituição PC/PR. Essa instituição é feita por pessoas, em cargos de delegado, investigador, escrivão, agente de operação... cargos estes ocupados por pessoas que já deveriam ter deixado E jamais deveriam terem entrados na polícia civil do PR (que é a PC que conheço). Policiais reclamam que a população fala mal da Instituição... Mas que caralho... a pessoa procura uma delegacia para obter ajuda e é mal tratada, até xingada por policiais que lá estão. Não são atendidas como deveriam, nem mesmo alguma orientação recebem. A PC/PR tem um bando de policiais que só querem moleza, só querem propina, só querem se adiantar $$$ e acham que a população não vê isso?!? Uma série de situações que colocam a instituição numa posição vergonhosa... por quê?!?!? Por que somos omissos, e comissos com situações e fatos que nos desabonam. Hoje faço plantão, tento atender as necessidades de quem nos procura, o máximo possível, orientando até onde meus limitados conhecimentos me permitem. Já fiz investigação, já tive em minhas mãos vários mandados de prisão que só podíamos cumprir com autorização (verbal) de nosso superior, que é claro, era superentendente, pois delegado(a) no dp era coisa rara. Teria muita coisa aqui para expor, como todos as pessoas que conhecem a instituição, porém sei que não vai adiantar. Vai apenas passar por um desabafo, o que na verdade é. Querem uma PC/PR digna?!? Eliminem o lixo que está dentro da instituição. Conheçam os policiais que permaneceram após essa limpeza. Designem cada um para onde a capacidade individual vá fazer diferença. Acho que isso já seria um grande passo. Volto a falar... tenho 2 anos de PC/PR, e tive muitas decepções, é pouco tempo, para o tanto que sinto... tenho medo de continuar e aumentar esse sentimento. Agora, não posso ser injusto, apenas criticando... tem, tem muitos policiais BONS!!! Bons em atitudes, Bons em idéias, e até Excelentes em Vontade de fazer algo. É uma pena que há autoridades que não reconhecem isso, ou até não perceberam isso. E não é só a população que perde com isso... você! eu! que acreditamos nessa PC/PR também estamos perdendo.

    ResponderExcluir
  38. PARA,,,,TRABALHAR,,,,NA,,,SEGURANÇA PÚBLICA...TEM Q GOSTAR,,,DA,,PROFISSAO,,,,Q,,,,É....PARA AS PESSOAS CORAJOSAS...SER,,POLICIAL...É,,PARA...HEROIS....VERDADEIROS,,GUERREIROS....ESTAMOS...EM..UMA...CRISE....Q O...GOVERNO...ESTÁ...EXPONDO...A INSTITUIÇAO...NA,,,MÍDIA..PARA,,,NAO...CUMPRIR...O Q PROMETERAM,,,NA,,,CAMPANHA POLÍTICA....TENHO...A...CERTEZA...Q...VAMOS...VENCER....MUITOS...COMPANHEIROS,,,DERAM,,,A,,,SAÚDE,,,,A VIDA,,,,A,,,LIBERDADE...A,,NOSSA,,,INSTITUIÇAO...É...SOBERANA...PRECISAMOS...RETORNAR...A,,,NOSSA,,,REALIDADE....NA...POLICIA...CIVIL...VEJO...MUITOS...COMPANHEIROS....TRABALHANDO..E,,COMBATENDO...O CRIME....COM,,,DEDICAÇAO E HOMBRIDADE...PBENS....DR.RAFAEL....VAMOS...EM,,,FRENTE.....VIVA,,,A POLICIA CIVIL....ABRS......

    ResponderExcluir
  39. De fato a nossa polícia acabou, somos um bando de inertes. Isso tudo está acontecendo pelo simples fato de não termos união, de não jogarmos juntos. Vejo colegas se prostituindo pelo simples fato de ter uma viatura ao seu dispor, ou seja, vendem a própria alma para não largar o osso. Nos acovardamos em situações que deveríamos agir por medo de represálias por parte de superiores hierárquicos. Quando entrei na PC/PR, e o Senhor estava lá para nos comandar na época da Delegacia do Alto Maracanã, vibrávamos, fazíamos o que era certo, prendíamos, passávamos as madrugadas investigando os crimes da região. Hoje tudo piorou, e não velo luz no fim do túnel, porque parece que as coisas foram feitas para não funcionar.

    ResponderExcluir
  40. após 20 anos de PC-RS digo que a polícia atual é obra da polícia antiga, carregamos o fardo dos erros da polícia quando ela tinha poder, pois se vendeu a governos ditatoriais e abusivos, por isso precisa-se reformas, desde a desmilitarização das PMs (militarismo terminou ha 30 anos), bem como a modernização do CPP e procedimentos policiais. O grande mal do tripé segurança-saúde-educação, é que qualquer teórico dá pitaco e diz entender mais. A melhora está em nós mesmos, é gradativa, é nas instituições, não existe medida didática automática. Carreiras iniciadas no balcão, passadas pelo atendimento ao público e às ocorrencias nas ruas, conhecendo a realidade. Promotores com 23 anos conhecem a realidade? Juizes pós graduados na europa e com salários na estratosfera tem noção de bagatela?

    ResponderExcluir
  41. Parabéns,pelas sábias palavras👏👏

    ResponderExcluir
  42. Parabéns, temos q dar valor cada dia mais aos nossos polícias

    ResponderExcluir
  43. Parabéns, temos q dar valor cada dia mais aos nossos polícias

    ResponderExcluir