domingo, 30 de setembro de 2012

Delegado Rafael Vianna discute Cibercultura e Controle Social na Faculdade Dom Bosco


O Delegado Rafael Vianna participou, durante a Semana Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco, organizada pelo Centro Acadêmico Sílvio de Salvo Venosa, de uma mesa redonda que discutiu cybercultura e controle social.
Refletindo sobre como as tecnologias atuais possibilitam uma intensa comunicação e troca de informações entre as pessoas, ao mesmo tempo em que geram um afastamento interpessoal crescente, Vianna abordou temas sobre como a cibercultura influencia a segurança pública, a criminalidade e os meios de controle de massa.

O que é cibercultura?
O próprio termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita.
A Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna)e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário