domingo, 19 de agosto de 2012

Delegado Rafael Vianna e equipe de policiais coordenam Oficina de Resolução de Conflitos


O Delegado Rafael Vianna junto com outros policiais civis iniciaram, dentro do Programa Ciranda de Pais, em Pinhais, uma Oficina de Resolução Pacífica de Conflitos, objetivando criar uma cultura de paz e aumentar a coesão comunitária.
Partindo de diversos  estudos sobre resolução e mediação comunitária de conflitos, Rafael Vianna elaborou uma palestra sobre os 05 passos para resolver conflitos, levando as próprias pessoas da comunidade a participarem da solução de seus problemas.
"Esta oficina é um laboratório que pode servir para diversas comunidades. Ainda não sabemos exatamente como atuar, mas estamos verificando as dificuldades e  aprendendo. Partimos da ideia de que fazendo com que todos da comunidade participem dos problemas e das soluções, conseguimos antecipar conflitos mais sérios e graves no futuro, ajudando a polícia e a sociedade. Muitas vezes policiais são chamados para resolver discussões e problemas que a própria comunidade poderia resolver, desde que eles soubessem como agir. Esse é o objetivo do projeto.", diz Rafael Vianna.
A Oficina vem sendo realizada dentro do Programa Ciranda de Pais, uma vez por mês, no Colégio Estadual Rosi Galvão, em Pinhais, e tem contado com a participação de diversos policiais civis, os quais tem prática e experiência em mediar conflitos. A iniciativa também vai ao encontro das finalidades do Programa Ciranda de Pais, o qual busca aproximar pais, alunos e professores, fazendo com que exista a construção de uma nova participação social e de novos canais de comunicação entre as pessoas.
"Cada pequeno conflito evitado ou solucionado no início, entre os membros da própria comunidade, é um boletim de ocorrência ou um crime a menos que chegará às Delegacias de Polícia. Além disso, como todos são chamados a pensar os problemas e a apresentar sugestões de como resolvê-los, as pessoas começam a se conhecer melhor, a se aproximarem, a se comprometerem com o lugar onde moram.
Nosso objetivo não é servir de muleta para as comunidades. Entramos com o objetivo de sair. Apresentamos uma sugestão de como mediar conflitos, como conciliar, e aí é com eles. Não somos salvadores que vêm de fora para dizer quem está certo ou errado. Apenas apresentamos as ferramentas para eles conseguirem pensar seus problemas." conclui Vianna.
Durante o primeiro encontro os 05 passos para a Mediação Comunitária de Conflitos são apresentados:
Depois os moradores se reúnem em pequenos grupos, junto com as pessoas que estão com algum conflito ou interesses aparentemente antagônicos, para aplicar os 05 passos para resolver conflitos:
Enquanto os pais participam da oficina laboratório, as crianças desenvolvem atividades lúdicas:
A apresentação dos 05 passos para resolver conflitos de forma pacífica são os seguintes:



Um comentário: