quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dr. Dib e Rafael Vianna formam a primeira turma de instrutores/multiplicadores do ELCOSPO na ESPC

Os Delegados da Polícia Civil do Paraná Alfredo Dib Júnior e Rafael F. Vianna formaram no final do mês de maio a primeira turma de instrutores do Estilo Livre de Combate para Sobrevivência Policial (Elcospo), na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC).
O Elcospo é um método de sobrevivência desenvolvido pelo Delegado Dib ao longo de anos de experiência nas artes marciais e nos enfrentamentos diários da atividade policial.
Praticante há 03 anos, Rafael Vianna compilou e escreveu pela primeira vez a doutrina e os ensinamentos do Elcospo, método criado há mais de 20 anos pelo Mestre em Kung Fu e praticante de Capoeira Alfredo Dib Júnior.
Dib reconhece que existe uma infinidade de estilos de luta com eficiência comprovada, porém afirma que muitos golpes funcionam com regras pré-determinadas para uma competição ou são apenas plasticamente bonitos, não sendo efetivos em um combate real, de rua, onde não existem regras ou um aviso de que o confronto irá começar. “A maior parte dos métodos e estilos de artes marciais demandam um treinamento criterioso e contínuo. Nós não temos tempo para ensinar os nossos policiais. Além disso, os estilos não preveem o uso de uma .40 no coldre. É uma concepção bem diferente”, comenta.
Por outro lado, ele revela que o novo método foi criado prevendo as situações inesperadas. “Ele (Elcospo) não é um estilo de luta, e sim um método de sobrevivência. A prioridade é a conservação da vida a qualquer custo. Por isso utiliza as potencialidades mais instintivas e primitivas do ser humano. O objetivo é preservar a vida do policial no momento de risco e aumentar a segurança pessoal dele até que ele consiga algum auxílio, algum socorro”, conta.
Dib explica que, pelo seu método, os policiais são condicionados a utilizar a musculatura e os movimentos instintivos de auto preservação. “A criança não precisa ir para uma academia de artes marciais e treinar por 40 anos para saber cair. Ou seja, nós usamos a musculatura que dá suporte ao corpo naturalmente. Qualquer pessoa, quando é agarrada por alguém, imediatamente reage com a musculatura que está disponível. Nós simplesmente fortalecemos aquilo que a natureza nos deu e dirigimos, com critérios de qualidade, para que tenhamos eficiência”, diz.
Vianna confirma a rapidez do aprendizado e a eficiência das técnicas, muito úteis para o policial sair de situações inesperadas nas ruas e sobreviver.

Na primeira compilação das técnicas do Elcospo, o método é assim apresentado:
APRESENTAÇÃO:
As artes marciais tradicionais ofertam uma grande variedade de golpes e técnicas, muitas delas de complexidade exagerada para a execução. Assim, para um praticante de artes marciais conseguir se defender com eficiência e segurança, ele precisa de anos de treinamento constante.
Muitas vezes, as artes marciais tradicionais exigem condicionamento físico e treinamento quase que diário para que seus golpes sejam aplicados com perfeição e eficácia. Ademais, muitos golpes apenas funcionam com regras pré-determinadas para uma competição ou são apenas plasticamente bonitos, não sendo efetivos em um combate real, de rua, onde não existem regras ou um aviso de que o confronto/luta irá começar.
Assim, ao longo de anos praticando artes marciais e enfrentando a realidade dos combates e enfrentamentos da rotina policial, o Delegado de Polícia do Estado do Paraná Alfredo Dib Júnior desenvolveu um estilo de combate para que o policial sobreviva quando envolvido em um confronto físico. Assim, surgiu o Estilo Livre de Combate para Sobrevivência Policial (ELCOSPO), o qual trabalha com princípios simples e instintivos do ser humano e não exige anos de treinamento para que seja aplicado com eficiência. Um dos discípulos deste estilo de combate foi o também Delegado de Polícia Rafael F. Vianna, o qual já comprovou a eficiência prática deste estilo de combate em ações policiais.
O ELCOSPO pode ser treinado por qualquer pessoa, aprende-se rápido, não exige de seu praticante o condicionamento físico de um atleta e pode ser assimilado em apenas alguns meses de treinamento.
Como o estilo de combate é composto basicamente de três golpes, em uma necessidade real o seu praticante não terá dúvidas de qual golpe aplicar ou como fazer o movimento. A sua reação será imediata, forte e eficiente.
OBJETIVOS:
Geral
Permitir que todo policial domine uma técnica de combate e defesa policial que lhe permita subjugar um agressor e sobreviver em um combate real.
Específicos
Permitir que todo policial aprenda como se defender instintivamente de um agressor.
Possibilitar que, uma vez aprendida, a técnica de defesa policial sobreviva mesmo sem o treinamento exigido para o completo domínio de uma arte marcial tradicional.
Preparar de forma rápida todos os policiais do estado do Paraná para saberem como sobreviver em um combate de rua.
Preparar multiplicadores do ELCOSPO para que todos os policiais do estado possam aprender e treinar como sobreviver em um combate surgido no desempenho legal do trabalho policial.
CONTEÚDO:
O problema de outras artes marciais
Instintos do ser humano
A simplicidade instintiva do ELCOSPO
Exercícios para o CORE (lombar, abdômen, glúteos e coxas)
Fortalecimento do pescoço
Como não cair
A posição fetal como técnica de sobrevivência
Os três golpes básicos
A eficiência do tapa
Diferentes tipos de tapas
Efeitos do tapa
O chute baixo utilizando a parte alta da canela
O local do golpe no oponente
Os efeitos no oponente
Como derrubar seu oponente
Técnicas de queda
“Esgrimar” para derrubar
O equilíbrio do corpo humano
Cuidados e alertas para o ensino das técnicas
O treinamento do ELCOSPO
Queda e o boneco de pano
Ataque de múltiplos agressores
Defesa e sobrevivência
Ataque e combate

Nenhum comentário:

Postar um comentário