sábado, 7 de abril de 2012

Rafael Vianna apresenta sua teoria sobre o crime em Congresso nos Estados Unidos

O Delegado Rafael Vianna, membro da American Society of Criminology, apresentou sua teoria sobre o crime, desenvolvida em sua pesquisa de mestrado, no último encontro anual da Sociedade Americana de Criminologia, ocorrido no final do ano passado, em Washington D.C.


Em seus estudos, Rafael Vianna explica como o frágil vínculo social somado à oportunidade de delinquir podem explicar a criminalidade. Baseado em uma pesquisa realizada através de grupos de controle, o pesquisador conseguiu comprovar como os dois fatores podem explicar os altos índices de criminalidade violenta de adolescentes no Brasil.
Dedicando especial atenção à subcultura delinquente e à oportunidade como fatores determinantes da criminalidade, a teoria apresentada por Vianna vem servindo de base para discussões nos Estados Unidos e entre criminólogos do mundo todo, oferecendo fundamento para se repensar o papel da família e da escola na prevenção do crime.
Durante o encontro anual, além de apresentar seu trabalho, Vianna conheceu as pesquisas mais atuais que estão sendo desenvolvidas nas áreas de criminologia, segurança pública e polícia. Também visitou diversas agências policiais americanas e conheceu museus e centros de estudos voltados para a segurança pública.
Em breve, algumas fotos e artigos sobre as visitas serão postadas neste blog.

Um comentário:

  1. Parabéns ao jovem e estudioso Delegado de Policia. Atitudes como essa, não só engrandece a Policia Civil do Paraná, quanto oferece aos operadores do Direito informações baseadas em alto nível de conhecimento.

    ResponderExcluir