terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Juramento do Policial Mirim: estigmatização positiva

No dia 17/12/2011, durante o Projeto Sábado na Praça, do Programa Ciranda de Pais, uma equipe de policiais civis, amigos e pessoas de boa vontade, passaram a tarde brincando e orientando as crianças do bairro Maria Antonieta, em Pinhais.
Com um olhar muito especial e próprio sobre as necessidades das crianças, um amigo de nome Paulo inventou o juramento do policial mirim. As crianças prometiam ser sempre do bem/boazinhas, ao que se seguia um "Eu acredito em você. Eu tenho certeza que você será sempre uma pessoa do bem".
Os pequenos olhos brilhavam e um adesivo do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil do Paraná) era colado no peito da criança, que se tornava um policial mirim comprometido em fazer o bem. 
As crianças ainda ganharam gibis e jogos que ensinam como se proteger, como denunciar abusos e quais são seus direitos.
É isso que falo em meu livro sobre estigmatização positiva. Sim! Nós acreditamos em nossas crianças e temos certeza de que elas serão pessoas do bem. 
Vamos trabalhar para isso sempre. Obrigado pela ideia e pelas lições, Paulo! Obrigado a todos que lá estiveram: Bueno, Carvalho, Angelo, Tielo e Peninha! Cada um foi muito importante, ainda que todos foram ainda mais.
Obrigado ao Sicride e ao Nucria que colaboraram com os materiais educativos.
Como já falei em outra oportunidade, o trabalho do Projeto não consiste meramente em ações assistencialistas, mas, ao contrário, preocupa-se na formação e na libertação das pessoas. Melhorar o modo de vida, a compreensão do mundo e possibilitar o caminhar com as próprias pernas.
Uma notícia da ação foi divulgada no site da Polícia Civil:
22/12/2011
Assessoria Civil promove ações de orientação a crianças em evento de Pinhais
Orientações sobre a segurança de crianças foram repassadas a famílias do município de Pinhais, no último sábado (17), por policiais civis e representantes da Assessoria Civil da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Além das dicas de segurança, as equipes distribuíram materiais educativos numa ação desenvolvida durante o programa Sábado na Praça de Natal – evento promovido pelo projeto Ciranda de Pais.
Segundo a Sesp, aproximadamente 600 crianças participaram do evento, que aconteceu na Praça Maia Antonieta. Na ocasião, também foram distribuídos para crianças carentes os 800 livros arrecadados pela Campanha do Livro Infantil. Houve também a distribuição de brinquedos, em uma ação alusiva ao Natal. Dentre os materiais educativos sobre segurança, foram distribuídos o Gibi da Turminha da Segurança, do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), e os jogos educativos do Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria).
De acordo com o delegado Rafael Vianna, da Assessoria Civil da Sesp, a ação busca orientar os pais quanto ao planejamento familiar. Para isso, são desenvolvidas ações ligadas ao entretenimento, com brincadeiras, com o objetivo de atrair as famílias. “Esse tipo de trabalho é importante porque permite que as pessoas possam se aproximar da Polícia Civil e, com isso, a segurança pública sai ganhando”, afirma.
Vianna conta que a participação da Polícia Civil em eventos de caráter social ajudam a fomentar uma imagem de polícia cidadã junto à sociedade paranaense. “Algumas crianças, que até poderiam demonstrar algum receio da polícia, saíram de lá dizendo que queriam ser policiais”, diz.
O Projeto Ciranda de Pais, desenvolvido pela professora Cristiane Arns de Oliveira, tem como objetivo promover e enriquecer as relações entre escola e família para prevenir o fracasso social e escolar dos alunos. A ideia é criar, em âmbito familiar e escolar, estratégias de prevenção aos problemas relacionados à violência, drogas e delinquência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário