Gazeta do Povo entrevista o Delegado Rafael Vianna.
(Clique sobre o título para ler e assistir a entrevista na íntegra)
06/10/2011 - O delegado Rafael Vianna, autor do livro “Diálogos Sobre Segurança Pública: o fim do estado civilizado”, comenta o impacto das drogas na criminalidade, a importância do aspecto social para a segurança e defende menor atribuição da polícia.
O delegado Rafael está longe de ser um pessimista. Mas, em seu recém-lançado livro, ele manda um recado quase subliminar: se a sociedade não repensar seu papel, o Estado civilizado chegará ao fim. A preocupação vai desde o papel da polícia até as políticas de segurança baseadas no combate às drogas.
Vianna adota uma posição lúcida – e de certa forma ousada – ao afirmar textualmente que os entorpecentes não causam a criminalidade e que o Estado erra na luta contra o tráfico: “A maioria dos traficantes presos são usuários que vendiam droga para comprar droga”, diz.
Para ele, a polícia não consegue resolver tudo: quanto mais serviço ela tiver, mais ineficaz será. No livro, o delegado traz ainda orientações simples de prevenção ao crime aos cidadãos.
É isto aí Dr. Rafael!!! Cuidando da segurança do nosso estado! Seja nas ruas ou no mundo acadêmico! Parabéns!
ResponderExcluir