sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PARALISIA INTELECTUAL E MORAL


Vivemos uma paralisia intelectual e moral em nossa sociedade. Atualmente, ninguém pensa ou acha bonito pensar. Estou entre esses, mas sou apenas um pouco mais chato e renitente. Não consigo me conformar que me conformo, que esqueço, que apenas vivo. E só me lembro disso quando vejo adolescentes e jovens mais paralisados do que eu. Paralisados intelectualmente, moralmente, indiferentes a tudo, em suas vidas, nas vidas dos seus mais próximos, em relação ao mundo e a forma como vivemos em sociedade.

Hoje vivemos uma paralisia intelectual e moral como “nunca antes na história deste país”. Ninguém mais liga para nada, ninguém mais se sente ator no mundo, capaz de mudar ou contribuir para melhorar nada. Depositamos nossas esperanças em 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. Assusta-me quando idolatramos pessoas que apenas fazem o que devem fazer. Nada sobrenatural ou excepcional. Mas em um mundo onde estamos sempre paralisados, onde não pensamos e não julgamos a nós mesmos, qualquer pequeno ato torna-se o símbolo da luta do dever-ser contra o que somos.

Converso com pessoas que estão se formando e que o sonho de vida é ganhar dinheiro sem precisar trabalhar muito. Assim podem ir às baladas e curtir a vida. Afinal, estamos no mundo para curtir a vida. Paralisia intelectual. Essas pessoas não pensam! Não sabem o que falam. Essas pessoas não ponderam, pois não sabem o mal que causam.

Conheço pessoas velhas e ricas, as quais têm como único sonho juntar mais dinheiro para comprar um novo carro, um novo relógio, uma nova bolsa. Essas pessoas não pensam, pois poderiam muito mais. Essas pessoas não julgam, pois se condenariam.

Não sei quais das duas me estarrecem mais. Jovens sem sonhos de mudar o mundo ou velhos com todas as possibilidades que nada fazem. Estes tiveram sonhos diferentes quando jovens ou tornaram-se o que são devido às asperezas da vida? E aqueles? Nasceram assim ou são frutos de pais, colégios e mundos ilusórios?

E eu? Será que sou normal? Ou sou um louco que se julga mais do que vale? Ou simplesmente sinto os efeitos de minha paralisia intelectual e moral? Talvez sempre tenha sido assim, em todas as épocas e em todas as sociedades. Apenas sinto diferente agora porque vivo nesta. Sou um pobre ignorante amoral que não conhece a história.

2 comentários:

  1. Esses são os dias do Brasil rico e sem pobreza, mas miserável em desenvolvimento humano...

    ResponderExcluir
  2. A Humanidade evolui muito na seara da moral, mas ainda falta muito para alcançarmos um "nível" ideal, no entanto qual seria o objetivo de estarmos nesse mundo, se não para alcançar esta moral? Acredito Rafael que você não é um louco, mas uma pessoa disposta a fazer algo. Continue utilizando a seu intelecto em prol desta busca auxiliando com seus textos e palavras à aqueles que necessitam e buscam este aperfeiçoamento. Não desista.
    Abraço

    ResponderExcluir