sábado, 27 de julho de 2013

TRAGÉDIA E MEDO - Por Rafael F. Vianna


Às vezes dá medo viver! Não por nós propriamente dito, mas por aqueles que amamos, pelos pequenos que ainda não conhecem nada da vida, que são puros, indefesos, cheios de bondade.

Como podemos colocar crianças em um mundo deste? Como não ter medo de nossos entes queridos que andam desprotegidos pelas ruas, em um mundo onde as trevas espreitam para retirar-lhes a vida, sem piedade ou chance de negociação?

Quando não são criminosos, são policiais, quando não são esses é o destino, as moiras cruéis e implacáveis, o acaso insondável que nos leva os que amamos.

Como explicar o destino? Como explicar as fatalidades da vida? Como explicar as tragédias e o medo que elas nos provocam? Como explicar que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Como viver em um mundo sem explicações, onde a aleatoriedade, o acaso ou a fé precisam dominar nossa razão para continuarmos andando?

Por que Deus permite isso? Como é possível viver em um mundo de medos, que nos paralisam, nos levam do mundo, nos tiram de nós? É muita coisa para dar certo no mundo, muitos botões para um avião voar, muita sorte para continuarmos vivos.

Só vidas passadas podem explicar o destino, o lugar errado na hora errada, a bênção de alguns e a ruína de outros. Quem não acredita na reencarnação e no carma não pode pensar sobre o mundo. Seria atroz, desumano, insuportável.

Não existe volta para a tragédia! Não se apaga um crime, um tiro, uma morte. Não se apagam várias. Sempre pensamos que nada vai acontecer, que “não vai dar nada”, que somos protegidos, que temos sorte, que nossa vida é diferente. Até que o tiro impensado ocorre, que o incêndio inesperado acontece, que a tragédia improvável nos toca. Um dia a morte nos tocará. E neste dia nada que era para ser será como deveria ser.

Como não cultivar medos ilegítimos, mesmo sabendo que eles servem para aqueles que penetram em nossas inseguranças para nos vender substitutivos simbólicos?

Pergunto a Deus, como Vinícius de Moraes, se foi para desfazer por que é que fez? Deus é insondável, seus desígnios inexplicáveis, sua crença uma necessidade. Deus há de ser grande e misericordioso, mas minha razão não consegue alcançá-lo. Talvez porque Ele seja Deus…

2 comentários:

  1. Algumas coisas são muito complicadas para entendermos, no entanto as vezes não conseguimos lidar com nossos sentimentos e ainda quando queremos expor isso não temos a capacidade de nos expressar e sermos compreendidos...
    Continue sendo essa pessoa de idéias grandiosas e preocupado com os que te cercam...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Dias melhores virão, não é só retórica.
    A humanidade está passando por uma aprendizagem que se vamos olhar na história em menor ou maior grau já ocorreu e a humanidade de uma ou outra forma retorna para aprender as lições que não foram aprendidas.
    Então o que podemos depreender das lições do passado: vamos procurar aprender nossas lições o quanto antes, senão a vida nos apresentará novamente para aprendermos, semelhante aos alunos repetentes: ou aprende ou reprova e irá aprender cedo ou tarde, de maneira mais ou menos fácil conforme escolhermos consciente ou inconscientemente. É para refletirmos.
    Ou não... As vezes os sábios apenas vivem conforme a vida lhes apresenta o dia a dia.
    DEUS ou a ENERGIA MAIOR do Universo nos abençoem sempre para estarmos no lugar certo, com a pessoa certa e na hora certa para todos!!!

    ResponderExcluir