quarta-feira, 22 de maio de 2013

PROXIMIDADE FAMILIAR COMO FATOR DE MUDANÇA NA SEGURANÇA PÚBLICA

Dando continuidade às mudanças necessárias na primeira grande área da segurança pública, trago uma reflexão sobre a importância de discutirmos e pensarmos sobre questões existenciais com nossos filhos, sobre o que estamos fazendo no mundo, qual o sentido da vida, sobre o que iremos construir. Isso é construir pontes, significação, sentido em viver. Isso não pode ser feito pelo Estado, pela polícia, pelos governos. Ainda bem que não pode, pois isso precisa ser feito pela família, pelos pais, pelos responsáveis primeiros pela grande possibilidade que é a vida.
A aproximação das famílias, dos pais com os filhos, é essencial para que se busque dar sentido à vida, ao existir neste mundo. Muitos adolescentes não veem razão na vida, não sabem o que somos e o que devemos ou queremos ser, pensando que estão à deriva no mundo. Essas são as questões de fundo, que se localizam na primeira grande área. Se nossos filhos não descobrirem sentido na vida e não souberem como lidar com o vazio interior, que em algum momento sempre aparece, usar drogas de forma descontrolada e cometer crimes serão atitudes indiferentes, normais. Se a vida não tem um sentido último e o bem não vence no final, não há nada de anormal em fugir do mundo e delinquir. Os valores que queremos como sociedade devem ser discutidos em casa, pois nesse caso o Estado e a polícia pouco podem fazer. Cabe aos pais esta aproximação e essa discussão. Incentivo a todos que utilizem meus livros para iniciarem uma conversa, para quebrar o gelo com os filhos, o que é muito difícil quando nunca se conversou sobre questões mais filosóficas. Meu livro “A Melhor Maneira de Viver: inquietações da razão humana” trata muito sobre isso.
Saber o que seu filho pensa sobre a vida, o que ele espera construir, quais são seus sonhos e quem são seus amigos, são formas de contribuir para a segurança, tanto do seu filho como a de todos. Saber onde seu filho anda, com quais pessoas e o que irá fazer, contribuirá para que ele evite as drogas, as más companhias ou uma gravidez precoce. Com o tempo os valores de solidariedade se fortalecerão e talvez uma nova sociedade comece a surgir.
Enquanto as famílias estiverem afastadas, as pessoas não pensarem sobre a razão última das coisas e do mundo e a bondade for motivo de vergonha, não há muita esperança para a nossa segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário