sexta-feira, 18 de outubro de 2013

QUEM EU SOU


Eu sou alguém que luta contra tudo que é, ainda que eu ache que sou um pouco mais essa luta do que o que sou. Lutar contra tudo o que poderia ser ou instintivamente seria é a minha vida, o que realmente sou, como vivo, como levo meus dias no mundo.

Luto contra meus instintos mais primitivos, minhas vontades mais violentas, meus medos mais naturais.

Adoro a guerra, mas luto pela paz. Sinto vontade da violência, mas educo meu espírito para a gentileza. Não acredito em compromissos, mas luto sempre para ser leal. Não acredito no ser humano, mas luto sempre para dignificá-lo. Não acredito nas pessoas, mas entrego-me com sinceridade em cada diálogo.

Não sei se vivo ou se apenas resisto.

Eu gosto do impossível, do choque, da impressão inesperada, do espanto, da filosofia, dos argumentos até o limite dos fundamentos. Sonho muitas vezes... Sonho em descobrir o fundamento último da existência e do espírito humano, em construir algo para a eternidade, em encontrar espíritos que também sonhem assim.

Tenho sonhos impensáveis até para quem me conhece profundamente, tenho uma contradição inerente naquilo que sou. Adoro o arrebatamento de uma vida de leituras ao lado da mulher que amo, em minha casa confortável e acolhedora; mas também namoro a possibilidade da luta no Sudão com a Legião Estrangeira.

Poucos entenderão tanta complexidade, tanta abstração misturada com um cortante pragmatismo, poucos aceitarão. Como explicar tanta contradição, tanta dúvida, tanta inquietação, tanta diferença com o mundo. Não vejo sentido na vida como as pessoas enxergam, nos seus valores, nos seus pensamentos e julgamentos; no entanto, vivo muito bem entre elas.

Será que as pessoas podem entender o que escrevo? Será que serve para alguma coisa tanta exposição? Será que escrevo para servir? Escrevo para mim e para poucos, pois não consigo escrever e ser mais simples. Gosto do jogo das palavras, de várias coisas ao mesmo tempo, da transmissão mais sutil de algo não aparente. Escrevo para atingir almas, para espíritos que nunca se revelam, escrevo para mim. Render-me a agendas contemporâneas faria com que meus textos não fossem mais meus.

Um comentário:

  1. Pode ter certeza que os leitores entendem e seus textos nos fazem refletir no sentido da vida.

    ResponderExcluir