domingo, 8 de setembro de 2013

PLANEJAR A SUA VIDA: QUAL É A MELHOR MANEIRA DE VIVER?


Precisamos de sonhos para viver. Precisamos caminhar para algum lugar ou gostar do simples caminhar. Ou precisamos não pensar nisso para continuar caminhando. Certo é que precisamos sempre. Talvez a vida seja apenas um desejar alguma coisa até conquistá-la e depois recomeçar um novo ciclo de sonhos, desejos, buscas e encontros. Depois, recomeçamos e buscamos alguma coisa mais. Alguns filósofos diriam que isso é a angústia da vida – o desejar sempre algo que não temos -, a insatisfação permanente que torna a vida tão sofrida e difícil.

Outros filósofos diriam que é esse o fascínio da vida, um livro aberto, uma história porvir, uma plêiade de possibilidades. Precisar pode trazer angústia, mas torna a vida possível, torna momentos em algo sempre a ser construído, buscado e renovado. Tudo depende da forma como enxergamos a busca e o precisar, mas é certo que a completude é ilusória quando não se ama o caminhar.

Nós precisamos precisar! No entanto, precisamos pensar no que queremos precisar. Esse é o jogo da vida, a arte de viver, a melhor maneira de passar nossos dias em uma eternidade que, se existisse, seria tediosa demais para o pouco que pensamos em precisar.

É isso que nossas crianças precisam, nossos jovens, todos nós seres humanos. Precisamos de sonhos, de projetos, entender a existência, o que estamos fazendo com ela, com nossa vida, com nossos dias. Precisamos pensar o que estamos construindo em nossa existência, para não ser apenas mais um dia que torcemos que chegue logo ao fim. Não pode ser só trabalho, só ir e vir mecanicamente, só sobreviver em um mundo que se repete todos os dias sem sentido.

Precisamos pensar em qual a melhor maneira de viver, o que pretendemos fazer com nossos dias, com nossa vida, com nossa existência, com aqueles que amamos. Precisamos estimular nossas crianças a terem sonhos, a amar o caminhar. Foi por isso que escrevi o livro “A melhor maneira de viver: inquietações da razão humana”.

De outra forma, a vida não tem razão de ser, a existência não tem projetos, o mundo não tem valor. Aí é vida louca, onde um crime, uma droga, uma pessoa, uma arma não importam. Onde tudo se pode porque nada tem sentido. Precisamos construir nossa existência, criar nossos sonhos.

2 comentários:

  1. Rafael, está interpretação é linda, todos devíamos pensa-la em nossa vidas, tanto no âmbito familiar quanto profissional, neta encontramos princípios de forma implícita que melhorariam não só a vida particular de cada ser humano, mas também a vida coletiva.
    Como leitor do seu Blog, me agrada muito essas reflexões, continue assim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns..muito bonito....Gerson

    ResponderExcluir