sábado, 3 de agosto de 2013

NÃO GOSTO DE CARROS


Não gosto da indústria automobilística. Elas estimulam sonhos consumistas e a ilusão de que seremos alguém ao termos um objeto que logo se estragará. Elas recebem estímulos fiscais e tributários que os produtores de alimentos não recebem. Elas contribuem sobremaneira com a poluição e a destruição do meio ambiente. Elas escravizam nossa economia, refém da produção de carros, uma ilusão que nos leva para lá e para cá em um mundo sem sentido, no qual não sabemos para onde vamos.

Não precisamos pensar em nosso destino, para onde caminhamos, nisso tudo, coisas chatas e sem sentido em um mundo veloz, rápido e divertido. Desde que possamos ir rápido, muito rápido, realmente com velocidade e emoção. Os carros nos fazem viver!

Definitivamente não gosto da indústria automobilística. Os pátios cheios de carros me fazem mal, me causam angústia, me antecipam os congestionamentos intermináveis, os sonhos vazios e individualistas, as mortes nas estradas e em brigas sem sentido. Às vezes chego a achar que sou socialista. Mas não sou! Não aquele socialismo, daqueles pseudocomunistas tirânicos e homicidas. Além do mais, gosto do conforto do capitalismo, dos pequenos prazeres da vida, das ilusões que se criam momentaneamente.

No entanto, sou maior do que isso, minha vida tem outros desígnios, meus dias não são apenas para degustar os prazeres e os confortos do dinheiro. Viver tem que ser mais do que isso. Não posso ter o sonho de comprar um carro quando posso ter o sonho de acabar com a fome de uma família, quando posso pagar os estudos de crianças desafortunadas, quando posso trabalhar voluntariamente em hospitais onde tragédias brotam como água no Brasil. Sonho em ter um carro para dias chuvosos, para um passeio no final de semana, para viagens de férias.

Férias! As concessionárias de veículos e as produtoras de cervejas nos vendem férias. Ilusão de descanso em um mundo duro demais. Com um carro e uma cerveja podemos ser felizes, andar nos lugares mais belos do mundo, ter as melhores mulheres, sermos livres. Carros e cervejas nos dão férias de nós mesmos e de nossas vidas. Definitivamente, não gosto da indústria automobilística.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa reflexão. Percebo o quanto nos preocupamos com os bens materiais e nos esquecemos dos seres humanos que estão a nossa volta. Precisamos colocar algo (Deus, Jesus, Amor...) em nossos corações para além de confortar e acalmar nosso Espírito, possamos erguer nossa cabeça e realmente orgulhar-se nossa vida.
    Abraço de um Amigo

    ResponderExcluir