quinta-feira, 6 de junho de 2013

PROGRAMA CIRANDA DE PAIS E A FORMAÇÃO DE PAIS

Tenho falado muito em minhas entrevistas e debates (como já tinha escrito em meu livro e em meus textos) sobre a importância da primeira grande área da segurança pública. Essa primeira grande área trata das questões de fundo, estruturais, existenciais e filosóficas - ainda que práticas - da vida, do indivíduo e da segurança pública. Para pensarmos uma nova segurança pública, temos que pensar uma nova sociedade, com novos valores, com uma nova cultura, mais solidária, bondosa e próxima do ser humano.
Todos nós temos funções essenciais e decisivas neste processo. Resolvi mostrar nesta coluna, para àqueles que não acreditam, que há muitas pessoas fazendo a diferença, redescobrindo a razão de viver em sociedade e escolhendo o bem. Muitos exemplos podem servir para você leitor também participar de um projeto que contribua para a sociedade.
O Projeto Ciranda de Pais, desenvolvido pela professora Cristiane Arns de Oliveira, a partir dos resultados de sua tese de doutorado em Ciências da Educação, realizado na Universidade de Fribourg (Suíça), é um desses projetos que contribuem de forma decisiva para uma segurança pública melhor, ainda que esse não seja seu objetivo precípuo.
A finalidade do projeto é promover e enriquecer as relações entre escola e família para prevenir o fracasso social e escolar dos alunos. O objetivo geral é criar, com a família e a escola, estratégias de prevenção aos problemas relacionados à violência, drogas e delinquência nos espaços escolares e não escolares. Levando os pais para dentro do colégio, com palestras e atividades nos finais de semana, pretende-se aproximar pais e filhos, fazendo com que a família saiba o que está acontecendo com seu filho e, desta forma, possa discutir e resolver problemas, assim como colaborar com a escola.
Acompanho o projeto há aproximadamente um ano, sabendo de suas dificuldades e limitações, mas acredito que muitos ainda podem agregar conhecimentos e habilidades para melhorá-lo. Profissionais de gestão e administração serão muito bem vindos para pensar a melhor estratégia de implantação e a logística necessária para a ampliação do projeto. Contudo, qualquer pessoa de boa vontade é sempre bem vinda e necessária.
Para melhor conhecer o Projeto basta acessar o site www.cirandedepais.com.br

Um comentário:

  1. Excelente a iniciativa; afinal, é preciso toda uma cidade para educar nossas crianças. Se todos prestassem atenção a todas as crianças como se suas fossem, menos propensas seriam de se envolver com drogas e violencia.
    Parabens pelo esforço!

    ResponderExcluir