quarta-feira, 19 de junho de 2013

COMO AJUDAR?

Muitas pessoas têm a intenção de ajudar a sociedade de alguma maneira, mas não sabem como. Existem diversos projetos, ações, voluntariados e campanhas, mas é difícil escolher em qual projeto se engajar e como atuar. Não podemos doar muito dinheiro, nem muito tempo, nem assumir muitos compromissos. No entanto, sentimos que poderíamos ajudar de alguma forma.
Pois a melhor maneira de ajudar é mudar os seus atos diários. Não precisamos esperar um grande evento para fazer o que achamos certo e para sermos solidários. Prefiro aqueles que não participam de projeto algum, mas que são solidários, bondosos e respeitosos no seu dia a dia. Ser voluntário em todos os momentos é a melhor forma de aperfeiçoar a nossa sociedade e a segurança pública.
Contudo, existem projetos de voluntariado que aglutinam pessoas dispostas e de boa vontade, o que facilita o caminhar, a reflexão e a realização de ações maiores. A melhor forma de escolher um para você participar é identificar qual é seu foco principal de ação e se o projeto lhe agrada. Você precisa concordar com o projeto, com suas metas, com sua metodologia de atuação, com suas finalidades. Você precisa se sentir útil e bem no ambiente em que vai atuar.
Já a melhor forma de continuar no projeto é você não criar grandes expectativas sobre ele e suas realizações, pois ele é formado por pessoas normais, com seus problemas, suas limitações e suas vaidades. Isso faz parte em qualquer empreitada na qual o ser humano toca.
Um dos projetos que escolhi para colaborar é o Educação e Apoio à Maternidade, do Programa Ciranda de Pais, pois sua finalidade consiste em orientar e formar pais (com extrema dificuldade social, econômica e financeira) para bem educar seus filhos e para planejar e pensar a família.
Acredito que apenas o planejamento familiar pode estancar o problema da criminalidade e que atos simples adotados pelas mães e pais podem contribuir e modificar a segurança pública no futuro. O simples fato dos pais participarem da vida escolar dos filhos cria uma relação de afeto e confiança, que pode influenciar as relações sociais. As crianças passam a criar valores positivos que as fazem compreender a importância de se viver em sociedade, com outras pessoas. Isto é segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário