sábado, 6 de abril de 2013

A 2ª GRANDE ÁREA PARA SE PENSAR A SEGURANÇA PÚBLICA E A PREVENÇÃO DA CRIMINALIDADE

Falei alguns artigos atrás sobre a divisão que faço da segurança pública em três grandes áreas, o que facilita a compreensão desse complexo ramo do conhecimento que tanto afeta nossas vidas atualmente.
A primeira grande área abarca as questões das causas da criminalidade, dos fatores de risco construídos e mantidos pela nossa sociedade, das mudanças que são necessárias para melhorarmos alguma coisa de forma duradoura.
A segunda área trata da prevenção do crime de forma pontual, ou seja, uma prevenção policial e situacional. Ainda que apenas a primeira grande área traga as mudanças estruturais que realmente possibilitarão uma melhoria na nossa sociedade e nas nossas vidas, não podemos esperar os resultados daquela área sem fazer nada para conter o crime e a violência.
Enquanto a primeira área não gera seus efeitos, pessoas morrem nas ruas. Não podemos deixar isso acontecer. Por isso pensamos a segunda grande área da segurança pública, a qual trata das medidas que nos farão sobreviver até que uma nova educação, uma nova visão de mundo e novos valores produzam seus efeitos.
É nessa segunda grande área que a segurança pública tradicional é realizada, com atuação policial, dicas de segurança e políticas de endurecimento dos alvos. Para a prevenção da criminalidade, o principal ator é o Poder Executivo, mas ele nunca conseguirá atingir resultados satisfatórios se não pensarmos em ações na primeira grande área.
Se combatermos apenas os efeitos e acharmos que não temos qualquer responsabilidade pelo problema, nunca sairemos do lugar, pois as medidas dessa segunda grande área não trazem solução para nada, ainda que sejam muito importantes para possibilitar as mudanças da primeira grande área e em situações de normalidade social.
Precisamos sim da polícia, mas ela não muda uma sociedade, não cria novos valores, não constrói um novo mundo. Ela possibilita que isso seja feito, mas não faz. Quando tratamos da segunda grande área pensamos apenas em evitar que o crime ocorra, em retirar as condições propícias para que alguém seja vítima. Mas isso não faz com que surjam menos delinquentes ou que o futuro seja mais promissor que o presente. Segurança pública também é prevenir o crime, colocar polícia nas ruas, evitar que sejamos vítimas; mas até quando faremos isso sem enxergar que o problema não para de crescer?

Um comentário:

  1. Concordo com o ponto de vista apresentado. A polícia tem sim um grande papel na sociedade, mas no que tange à prevenção também é de suma importância a aplicação de políticas sociais de forma consistente.

    ResponderExcluir