sábado, 6 de outubro de 2012

Blog Policiamento Inteligente - Pessoas que fazem a diferença para um mundo melhor


Viajei algumas vezes para Brasília este ano, às vezes para reuniões e outras para cursos. Em uma dessas vezes, conheci o Policial Militar do Distrito Federal Aderivaldo Cardoso, criador do blog Policiamento Inteligente. 
Aderivaldo é um exemplo de boa vontade, inteligência, empenho e superação. Pensador da segurança pública e da nossa sociedade, tem uma visão excelente sobre como podemos e devemos resolver os problemas que nos atingem, sejam eles de ordem social, pessoal ou institucional.
Formado em Arquivologia pela UNB, Policial Militar do DF desde 1.999, acadêmico de Direito na Universidade Católica de Brasília, Aderivaldo Cardoso também é escritor e autor do livro Policiamento Inteligente: uma análise dos postos comunitários no Distrito Federal (capa no início deste post).
O seu blog Policiamento Inteligente é o reflexo de sua pessoa, pois trata de questões atuais e cruciais para melhorarmos as polícias, a administração pública e a sociedade.
Recomendo que todos acessem e leiam o seu blog http://aderivaldo23.wordpress.com, pois assuntos importantíssimos são abordados, com textos que podem ampliar nossos conhecimentos sobre gestão, liderança, ferramentas administrativas, planejamento estratégico, mudanças, cultura organizacional, policiamento e segurança pública.
O que mais gosto no blog é sua metodologia bem delineada e as lições que nos oferece sobre gestão e planejamento da mudança social.
Apresento abaixo parte da apresentação do blog escrita por Aderivaldo, que pode ser lida na íntegra no espaço Boas Vindas (http://aderivaldo23.wordpress.com/boas-vindas/):
 O Blog Policiamento Inteligente foi criado dentro de uma visão filosófica. Ele tem o objetivo de fomentar discussões em busca da eficiência e eficácia da Polícia em todo território nacional. A primeira “semente de jequitibá”, como diria um amigo, foi plantada no DF com uma monografia, que se tornou livro e difundiu o pensamento.
Nada nesse espaço acontece por acaso. Ele segue uma linha metodológica e gira em torno de um eixo de discussão, normalmente: filosofia comunitária, mediação de conflitos, liderança, mobilização comunitária, além de reflexões políticas que geram conflitos internos para gerar um pensamento crítico no policial. Segundo Georg Simmel a ausência de conflito pode ser um forte indício de DOMINAÇÃO. Para mim, o conflito provocado nesse espaço, pode gerar mudanças!
A linha de construção do pensamento adotada aqui é: PALAVRAS GERAM PENSAMENTOS, QUE GERAM SENTIMENTOS, QUE POR SUA VEZ GERAM AÇÃO, por isso é necessário escrever com o coração, pois quem toca o coração das pessoas, toca a alma, toca a mente!
Durante os próximos três meses estarei fazendo um exercício de NEUTRALIDADE e IMPARCIALIDADE, precisarei fortalecer o meu domínio próprio nesse sentido. Muitos companheiros que poderiam se tornar fortes lideranças dentro da corporação se perderam no caminho. Foram cooptados pelo “convite” sedutor para se lançarem candidatos. Não temos lideranças maduras em nossa instituição, colheram as verdes que começavam a florescer. Tentaram fazer o mesmo comigo, mas graças a Deus consegui resistir a tentação do poder.
Como disse no início, o objetivo do blog é outro. Não é um instrumento político a serviço de alguns. É um instrumento filosófico em busca da mudança interior que gera a mudança institucional. Não abrirei mão disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário